7 Dicas Para Não Sair da Dieta no Fim de Ano

Manter a dieta no fim de ano é para os fortes! Com a vasta oferta de guloseimas doces e salgadas nas ceias é preciso ter muita força de vontade para resistir. Mas, com criatividade dá para fazer pratos saudáveis e deliciosos. São dicas simples que ajudam você a manter a saúde e ficar com aquele corpo de musa (o) do verão. Conheça as 7 dicas para não sair da dieta no fim de ano.

  1. Não pule refeições

Nos dias 24 e 31 muita gente come pouquinho e pula refeições para deixar espaço para a ceia.  Porém, isso é um enorme erro. Quando diminuímos a quantidade de comida ou não comemos, descontamos na refeição seguinte. O resultado da equação comer pouco o dia todo mais comida gordurosa tarde da noite? Peso no estômago, má digestão e balança disparada.

A dica dos nutricionistas é: café da manhã reforçado, almoço mais leve e oleaginosas (castanhas, amêndoas ou nozes) para os lanches intermediários. Assim, você se alimenta bem, com saúde e não chegará morrendo de fome nas ceias.

  1. Temperos caseiros

Gosta de alimentos já temperados? Eles são práticos, mas, o tempero industrializado é uma bomba de sódio e conservantes. Caso não fique sem os tabletes de temperos, prefira as versões “menos sódio”. Contudo, o melhor mesmo é usar temperos caseiros. Alho, ervas, especiarias, acompanhadas de sucos de limão ou laranja é recomendação dos nutricionistas. Eles também aconselham a não usar óleo e cozinhar a carne apenas com o caldo do tempero.

  1. Cuidado com as carnes

Não faça mais de um tipo de carne. Se fizer peru, é só o peru. Se fizer peixe, é só peixe. Além de fazer um só tipo de carne, escolha as partes mais magras. No caso das aves, tire a pele para aproveitar os nutrientes da carne.

Quem gosta de peixe, por exemplo, tem no bacalhau e o robalo ótimas opções. Mas, o bacalhau não tem muito sal? Sim, mas tudo é questão de dessalgá-lo dois dias antes da ceia, assim o sal é removido por completo.

  1. Substitua os ingredientes dos acompanhamentos

Escolha arroz integral, pois, tem menos calorias e ainda é rico em nutrientes. Para deixar o arroz integral mais saboroso, faça-o com uma seleta de legumes (cenoura, ervilha e couve-flor, por exemplo!). Invista também em saladas com folhas escuras, porque dão mais saciedade.

Já a tradicional farofa fica mais leve quando feita com azeite, cenoura, pimentões, salsinha e sem linguiça e bacon. Quer deixá-la mais nutritiva? Prepare a receita misturando farinha de aveia ou de linhaça à farinha de mandioca.

  1. Comece a refeição pela salada

Vegetais são ricos em fibras, componentes que prolongam a saciedade. Coma um bom prato de salada temperada com azeite e limão para “forrar” o estômago e não devorar tudo que está na mesa. Duvida que a salada ajuda você comer menos? Confira qualquer cardápio de qualquer dieta! A refeição sempre começa com um belo prato de salada.

  1. Sobremesas

Panetone, rabanada, tortas e pavê são apenas algumas das delícias doces servidas nas ceias. Moderação é o segredo para comer seu doce favorito sem culpa. Uma dica é fazer o doce você mesmo e com substituições: leite desnatado ou vegetal, iogurte desnatado, creme de leite e leite condensado light e açúcar mascavo ou demerara. Preferir sobremesas à base de frutas também é recomendado.

  1. Bebidas

Nada de refrigerante e sucos industrializados. Sucos naturais de frutas vermelhas são saborosos, ajudam a prevenir o colesterol e evitam o envelhecimento precoce. Outra dica é servir águas aromatizadas. Aposte na bebida com rodelas de limão, laranja ou morango com gengibre e hortelã para amenizar os efeitos da alimentação e das bebidas alcoólicas. Um chá de erva-cidreira, capim-limão e chá-verde também cai bem. Sirva-o após a sobremesa e surpreenda seus convidados.

É difícil, mas não é impossível não cair nas tentações de fim de ano! Confira mais dicas de alimentação saudável no Hipocalórico.